Conheça erros comuns ao criar senhas e como evitar - ContaPraEu?
Tecnologia

Conheça erros comuns ao criar senhas e como evitar

Hoje são os inúmeros avisos e notificações sobre segurança, além das constantes matérias em sites e revistas sobre procedimentos de segurança, as verificações em duas etapas, os incentivos para atualizar informações de segurança e os claros e constantes avisos sobre a importância de senhas fortes e seguras, até mesmo durante a criação dessas, o problema com senhas é constante e corriqueiro.

O site ghacks, listou alguns dos erros mais comuns em criação de senhas e que devemos evitar a todo custo, vamos aproveitar essa matéria para adicionar algumas informações a nossos leitores.

Entre um dos erros comuns, está o uso de senhas que seguem sequências do teclado, ou sequências numéricas tais como “qweart” e “123456”. As senhas com palavras randômicas do dicionário como “password”, “segredo”, “privado”, também ainda são usadas por desavisados, o problema é que essas palavras e senhas que seguem uma sequência simples do teclado, já estão na lista dos criminosos e são as primeiras a serem derrubadas em ataques de força bruta. Nomes de artistas e símbolos icônicos também entram nessa regra, então evite usa-los.

Alguns acham que estão mais seguros ao trocarem alguns números de palavras conhecidas, como “pa$$w0rd”, esse tipo de artimanha também já está nas expectativas dos criminosos e não lhe deixa mais seguro.

Por fim, senhas curtas, mesmo que não sejam genéricas oferecem menos segurança aos seus usuários, isso porque quanto menor, menos possibilidades de combinação e mais fáceis de serem quebradas.

Entendendo os erros comuns, agora precisamos atentar-nos a algumas boas práticas, a primeira é procurar usar longas senhas e que combinem caracteres, números e simbolos, por exemplo “ GVdEwjaTc5N9c1z7khbpSl097xMMcwo3” , essa é uma senha de grande complexidade que torna sua quebra praticamente nula. Agora é lógico que com a quantidade de senhas que precisamos guardar diariamente em centenas de serviços, fica impossível decorar uma senha dessa para cada um deles, por isso uma opção é usar um serviços como Zoho Vault, Padlock, Encryptr ou Clipperz que são carteiras para guardar todas as suas senhas e não precisar memorizar, no entanto é imprescindível que ao usar um desses serviços, a senha dele seja a mais complexa possível, já que ela será a responsável pela proteção de todas as outras. Você pode clicar aqui para ver todos os gerenciadores de senhas que já analisamos.

Outra dica importante é manter e-mails secundários e números de telefone sempre atualizados, permitindo uma fácil recuperação em último caso e caso o serviço ofereça uma verificação em duas etapas, é altamente recomendável seu uso, pois isso descentraliza a senha como única proteção e passa a usar seu número de telefone, e-mail ou aplicativo como segunda etapa de acesso.