Facebook Messenger terá economia de dados - ContaPraEu?
Tecnologia

Facebook Messenger terá economia de dados

Hoje aplicativos como o WhatsApp e Telegram possuem funções para desabilitar o download automático de mídia em redes móveis e até mesmo no WIFI, nestes casos vídeos e imagens só serão baixadas em seu aparelho se você clicar sobre a prévia recebida.

Apesar dessa funcionalidade ser muito utilizada para aumentar a privacidade e evitar de desatentos receberem conteúdos que não possuem interesse, ela também acaba sendo de suma importância para a economia de dados em países emergentes, que sofrem com limitações de dados por parte das operadoras e altos valores nos planos.

O popular Messenger, também do Facebook, ainda não possui a funcionalidade de desligamento do download automático de mídia, mesmo tendo grande foco no consumo desse tipo de conteúdo, já que esse comunicador até mesmo um sistema de Gifs possui embutido. Mas o Facebook decidiu implementar a funcionalidade e já é possível encontrar a função que fora denominada de “Data Saver” nas versões beta do app.

Essa é uma clara tendência estratégica do Facebook que vem tentando tornar fácil a adesão de seus produtos em países emergentes, como ocorreu ao liberar a versão lite do Messenger e Facebook.

Porém ao contrário do que vemos no WhatsApp, a função de bloqueio de mídia no Messenger, só funcionará em redes móveis e será capaz de exibir o quanto foi economizado enquanto esteve ativada.

Para testar essa funcionalidade é necessário instalar a versão beta do Messenger, disponível na Linux Centro Store.