Presidente precisa de curso superior? - ContaPraEu?
Polemica

Presidente precisa de curso superior?

Ao meio de tantas formações e cursos disponíveis, enormes ramificações nas mais diversas áreas, qual o curso superior necessário para ser presidente no Brasil?

Na verdade a resposta é simples, nenhum! Sim, no Brasil não é exigido curso superior para exercer o cargo mais importante da nação, na verdade, sequer é necessário ter o ensino médio ou fundamental, bastando ser considerado “alfabetizado”.

Isso ocorre porque em nossa constituição, todas as pessoas tem o direito de votar e serem votadas, sem restrições educacionais ou sociais. O que é determinado pela República Federativa do Brasil é que o determinado a assumir o cargo de presidência, coloque-se a serviço do Estado, conheça os interesses da população e tenha empatia com os eleitores.

Em outros países…

O Brasil é uma exceção, junto a alguns países da América Latina, demais países tem como exigência o curso superior para exercer o cargo, como ocorre nos Estados Unidos, sendo que oito presidentes do país, carregavam diplomas de Harvard.

Outros países possuem algumas exigências extras, em Portugal, além do curso superior é necessário o recolhimento de 7.500 assinaturas para aprovação da candidatura. Já na Nicarágua, além do curso superior, o candidato precisa ter estudado no exterior ou ter realizado missões diplomáticas.