A origem do Dia dos Namorados - ContaPraEu?
Curiosidades

A origem do Dia dos Namorados

Lá se foi o dia dos namorados e você presenteou a pessoa amada? Caso sim, ou caso esteja a espera da sua tampa de panela, uma interessante curiosidade é a origem do dia dos namorados, você sabe como que surgiu essa comemoração?

Muitas lendas tentam contar a origem do dia dos namorados, mas a mais divulgada é a história do bispo Valentim, o que nos leva para a Roma Antiga em 270 a.C. O imperador Claudius II havia proibido o casamento de jovens, na clara tentativa de diminuir o número de homens casados para aumentar seu contingente de soldados. O bispo Valentim não aprovou a decisão do imperador e de forma contrária a lei, continuou a realizar casamentos, só que agora escondidos.

O segredo não permaneceu por muito tempo e o bispo acabou sendo descoberto e condenado a morte por traição ao imperador. Enquanto esperava sua execução, Valentim conheceu uma bela jovem ao qual apaixonou-se, essa era a filha do carcereiro e que por um male da vida, era cega.

Valentim antes de sua execução, teria curado a jovem e lhe deixado um bilhete onde dizia: “Do seu Valentim” e foi dessa frase que surgiu o Valentine’s Day ou Dia de São Valentim comemorado em países como Estados Unidos e México em 14 de Fevereiro, data da morte do bispo que foi considerado mártir pela Igreja Católica.

Agora você deve estar a perguntar-se, mas como dia 14 de Fevereiro se comemoramos o dia dos namorados todo 12 de junho? Bem, isso é porque nossa data é meramente comercial e apenas uma derivação da comemoração destes países.

Até 1948 o mês de junho era uma época fraca para o varejo, a rede de lojas Clipper não estava contente com esta situação e contratou o publicitário João Dória para encontrar uma solução, a idéia dele foi simples, trazer o Valentine’s Day para o Brasil e colocar no mês de junho, escolhendo assim o dia 12. Ao contrário do que pensou, o dia não foi escolhido aleatoriamente, no Brasil as mulheres católicas homenageiam o Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro” no dia 13 de junho, portanto Dória achou conveniente colocar um dia antes da comemoração ao santo casamenteiro.

A frase publicitária que iniciou a data era: “Não é só com beijos que se prova o amor”, o slogan não só teve efeito para as vendas, como criou a tradicional comemoração.

Queriamos muito ter contado uma bela história para o surgimento da data no Brasil, infelizmente não passa de uma brilhante estratégia comercial, mas isso não muda o fato que presentear as pessoas que amamos é sempre maravilhoso e demonstrar esse carinho, deve ser algo diário!