O que é furúnculo? - ContaPraEu?
Curiosidades

O que é furúnculo?

Os furúnculos são infecções de pele, normalmente causadas pela bactéria Staphylococcus aureus, que costumam estar na superfície de nossa pele (Eca!), quando essas bactérias adentram o folículo piloso, causando a infecção.

Erroneamente as pessoas tendem a achar que furúnculos são causados por espinhas, no entanto, nada tem a ver com estas, na verdade uma das situações que costumam causar o furúnculo é o uso de roupas justas e de tecido sintético, o atrito e a umidade (o tecido sintético, tende a reter o suor) causam alargamento e lesões na pele, que permitem o acesso da bactéria ao polo do pelo, atingido o folículo piloso.

O ataque

Quando a bactéria causa a infecção no tecido, nosso organismo de imediato vai ao combate, enviando células de defesa para o local, estes são os glóbulos brancos, durante a “batalha” os cadáveres das bactérias, glóbulos brancos e os tecidos contaminados, transformam-se no nojento e repugnante, pus.

É grave, doutor?

Geralmente o furúnculo é benigno, forçando a “vitima” a usar uma pomada ou tomar um antibiótico, para preparar o nódulo para a drenagem, em alguns casos, o pus é expelido sozinho, em outros é necessário que o médico faça uma pequena incisão para retirar o pus.

No entanto, a saúde é sempre algo a ser levado a sério, a foliculite (a infecção) pode complicar-se, se a bactéria atingir um vaso sanguíneo, ela pode atingir o coração e até mesmo os ossos, quando a infecção ocorre em regiões como o nariz e ouvido, até mesmo o cérebro pode ser atingido, já que essas duas regiões são repletas de vasos que se comunicam com os do cérebro.

Outra situação que pode ocorrer é da bactéria atingir vários poros de uma única vez e formar um enorme bloco, com vários pontos de pus.

E o que devo fazer?

A primeira coisa é nunca espremer um furúnculo, controles seus dedinhos, eles costumam romper sozinhos. Caso a situação esteja complicada, procure um médico, não se deve tomar antibióticos ou pomadas por conta própria, para que a bactéria não crie resistência aos medicamentos.

A prevenção para a foliculite, resume-se a uma boa higiene, mantenha as mãos sempre bem lavadas, troque a roupa pessoal e de cama, regularmente, pois elas podem ser veículos de transmissão e evite roupas justas e de tecido sintético.