Existe terceiro turno em caso de empate eleitoral? - ContaPraEu?
Curiosidades

Existe terceiro turno em caso de empate eleitoral?

Muito especula-se sobre regras de eleição e a internet acaba espalhando inverdades em tempos que a população está cansada de uma politica envolta em corrupção e má administração. Ao meio disso, surge uma pergunta que você pode não ter feito ainda, mas em algum momento fará. O que acontece se houver um empate no segundo turno? Existe terceiro turno?

Para ser sincero com você, caro leitor, não existe na Constituição critérios específicos para desempate, mais uma amostra que prova que é necessário uma reformulação total em nossa politica, com a falta de regras especificas a Justiça Eleitoral tem-se apoiado no paragrafo 5 do artigo 77 para resolver esses raros casos.

O terceiro turno está fora de questão, até porque seria muito provável que o cenário fosse o mesmo, um novo empate, portanto a Justiça apoia-se no texto do artigo 77 que prevê que no primeiro turno, caso dois candidatos a presidência empatem em segundo lugar, o mais velho é o que vai para segundo turno.

O TSE passou a utilizar dessa regra para demais disputas nas urnas, como o caso de Balsa Nova, PR, que em 2012 teve um empate no segundo turno, entre o candidato Marcos Zanetti (PMDB) e Luiz Costa (PDT), cada um com exatos 3.869 votos. Como Costa tinha 59 anos e Zanetti 41, Costa foi eleito.

Mas como não existe uma regra especifica para essas situações, podemos presenciar outras decisões do TSE em situações como essas.