Sol pode sofrer apagão e terra passar por mini era glacial - ContaPraEu?
Ciência

Sol pode sofrer apagão e terra passar por mini era glacial

Pois é, você não leu errado, cientistas do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia em San Diego, Estados Unidos, publicaram no The Astrophysical Journal a conclusão, que sim, haverá um blackout solar ainda neste século e não estamos falando de apenas um eclipse.

O que eles preveem para acontecer muito em breve é uma diminuição da atividade solar, o que fará com que a terra receba menos calor solar, haja diminuição do magnetismo solar, menos raios ultravioletas e aumento das manchas solares.

Chamado de grandeza mínima, algo similar foi visto entre 1645 e 1715, chamado de The Maunder Mnimum (O mínimo de Maunder) em homenagem a Edward W. Maunder, esse período correspondeu a baixas temperaturas em toda a Europa, com invernos muito mais rigorosos.

Alguns cientistas preveem que uma mini era glacial pode ocorrer até 2040, através dos estudos da atividade solar, acredita-se que este será o período em que as duas camadas diferentes no interior do sol, estarão fora de fase, cada uma gerando uma onda magnética que anula a outra e, portanto, tendo uma redução significativa da atividade solar.

E você acredita que ainda na próxima década possamos sentir impactos dessas mudanças? Será o melhor já comprar os agasalhos em promoção para invernos mais rigorosos?

Fonte Imagem: RedeCanada