A lua pode afetar o nosso sono? - ContaPraEu?
Lua Vermelha
Ciência

A lua pode afetar o nosso sono?

São tantos os fatores que podem atrapalhar ou facilitar nosso sono e na sociedade moderna, a busca por um bom sono é cada vez maior, visto que com tantos barulhos sonoros, luzes artificiais de televisores, computadores e smartphones, além do stress do dia a dia, distúrbios do sono tornam-se cada vez mais frequentes.

Porém uma coisa que você poderia não esperar é que diante de tanta modernidade, algum muito mais natural é capaz de alterar seu comportamento durante o merecido descanso, estamos falando da lua.

Alguns estudos andam sendo feitos em diferentes países para entender melhor a capacidade da lua alterar nosso sono, o estudo de Cajochen, constatou que a lua cheia é capaz de causar mais tempo para um adulto dormir, diminuir a eficiência do sono e gerar menos horas continuas de descanso.

Este acima citado é um dos mais utilizados para este assunto, mas outros foram promovidos, como um na Dinamarca que acompanhou o sono de 319 adultos e chegou a mesma conclusão sobre as alterações comportamentais dos indivíduos para seu descanso durante períodos de lua cheia.

Antes que comece a pensar que seja alguma influência de lobisomens, a Ciência já tem uma visão geral do que ocorre, segundo estudiosos ainda sofremos da herança comportamental de nossos antepassados, que não possuíam luz artificial e usavam toda a luz natural disponível para suas atividades. Apesar disso, o famoso estudo Cajochen, citado anteriormente, ainda deixa claro que existem mais elementos desconhecidos até então por nossa ciência, já que ele provou que mesmo quando somos enclausurados em um quarto totalmente fechado e escuro, durante a lua cheia, nosso sono é alterado.

Ao final, o que conseguimos responder é que sim, a Lua altera o sono do ser humano e na Lua Cheia temos a tendência de dormir menos, no entanto, ainda não temos dados científicos suficientes para esclarecer todos os motivos dessa mudança de comportamento.