Porque os brasileiros falam português? - ContaPraEu?
Curiosidades

Porque os brasileiros falam português?

Porque os brasileiros falam português? Essa é uma dúvida corriqueira entre pessoas de outros países e no intuito de tirar a dúvida de nossos leitores interessados no idioma brasileiro e também adicionar informação para os nossos leitores brasileiros, vamos nessa matéria, explicar o motivo dos brasileiros terem o português como idioma nativo.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que o português é a quinta língua mais falada no mundo, portanto muito longe de ser somente o idioma do Brasil e de Portugal, também é encontrado em vários outros países como Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. E também temos regiões que não possuem o português como idioma oficial, mas o utilizam como segunda língua, é o caso de Macau e Goa.

Diante da importância do idioma e sua vasta presença, os países que participam do Mercosul são obrigados a terem o português na grade de matérias escolares.

Porque o Português?

Em 218 a.C o Império Romano invadiu a península ibérica, onde fundaram uma província romana chamada de Portugal.

Nesta província era utilizada a linguá dos romanos, o Latim, porém como a província era composta de classes mais baixas, o Latim utilizado era o vulgar, que fora mesclado com diversos dialetos locais, constituindo novas línguas. Com a invasão dos germânicos e árabes, o idioma local voltou a receber mudanças, onde já tínhamos o catalão, castelhano e o galego-português.

Mas foi somente com a expulsão dos invasores que o galego-português passou a ser usado na Lusitânia, onde dividia espaço com outros dialetos derivados da mistura do árabe e latim. Com as mudanças que os dialetos receberam ao longo dos anos e a divisão de autonomia política, acabou surgindo uma diferença notória entre o português e o galego, até o momento em que o primeiro fora adotado como língua oficial de Portugal e o Galego, já com maior influência do castelhano, passou a ser a língua oficial da Galácia, onde é usado até hoje.

Quando Portugal começou sua colonização pelo mundo, levou consigo o seu idioma nativo, fazendo com que o que outrora fora uma colônia portuguesa, hoje use o Português como idioma oficial, como é o caso do Brasil.

Mas porque não o Tupi Guarani?

Neste momento você pode fazer uma pergunta a si mesmo, mas se no Brasil os índios já possuíam seu próprio idioma, o tupi guarani, porque não fora ele o idioma oficial do Brasil? A pergunta é muito conveniente, mas também simples de responder, durante o Brasil Colonial que compreende de 1500 a 1822, tivemos não somente a chegada de centenas de portugueses, mas também a influência de sua cultura e junto, uma imposição da cultura europeia, que não aceitava o tupi guarani, disseminando o português por mais de 300 anos e não dando qualquer espaço ao idioma indígena.

Porque o português brasileiro é diferente do de Portugal?

Excelente pergunta e sua resposta também está relacionado com a época do Brasil Colonial. O Brasil teve uma grande e intensa mistura de povos, o português recebeu modificações dos africanos, que ao serem trazidos como escravos para a colônia, não tinham o direito de frequentar escolas, portanto os restava apenas aprender por meio da oratória. O idioma também recebeu a intervenção dos italianos, orientais e diversos outros povos que ao chegar aqui, promoviam mudanças na pronúncia e escrita do português.

Colônias como Moçambique e Angola, tiveram uma mistura muito menor e menos intensa, por isso apresentam um idioma muito mais próximo ao de Portugal.