Porque o Brasil é o país do futebol? - ContaPraEu?
Curiosidades

Porque o Brasil é o país do futebol?

Por muito tempo, o Brasil foi visto como o país do futebol e essa associação ainda é muito credível, ao longo dos anos os novos governos tentaram dissociar um pouco dessa imagem do país ao mundo, afinal o Brasil não é feito apenas de carnaval e futebol, a cultura brasileira é rica e tem influências de diversos povos e regiões.

Mas isso não quer dizer que o Brasil não é mais o responsável por gerar grandes craques do futebol e ter uma seleção que intimida quando entra em campo para a copa do mundo. Mas afinal, porque o Brasil foi considerado o país do futebol?

Sei que você chegou até essa matéria, determinado a ter uma resposta para essa questão, porém nem sociólogos, historiadores, geógrafos ou mesmo filósofos de botequim conseguiram chegar a uma conclusão. A maior aposta em 1930 ficava para a miscigenação de negros, índios e europeus, porém anos depois, com a globalização e mistura de povos pelo mundo, a hipótese caiu ralo a baixo.

Além do mais, hoje, com a popularidade do futebol pelo mundo, fica mais como uma decisão pessoal creditar um melhor desempenho para um jogador ou time italiano, argentino ou brasileiro.

O que podemos observar e dizer com fatos é que o futebol está diretamente ligado ao crescimento econômico do Brasil, principalmente na década de 50, quando Juscelino Kubitschek avançava com a urbanização no Brasil e dezenas de craques surgiam, junto com campos de futebol pela cidade responsáveis pelas formações de times que permanecem vivos até os dias atuais.

Além disso, políticos como Getúlio Vargas enalteceram a febre do futebol, usando o esporte para agradar a população, ele declarava que cada vitória no futebol era uma vitória da pátria. A mídia também passou a ter grande influência no esporte e o surgimento de nomes como Pelé e Garrincha levam o futebol a outro nível.

Portanto é notório que esse esporte sempre esteve muito ligado à história brasileira, seja com uma ligação política ou econômica, sua influência cultural justifica que alguns creditam ao Brasil, a pátria do futebol, porém esse não pode ser considerado um fato científico e sim um assunto para uma roda com os amigos.