Daldykan o Rio Vermelho - Estranho fenômeno na Rússia - ContaPraEu?
Ciência

Daldykan o Rio Vermelho – Estranho fenômeno na Rússia

Quem passar pela Rússia, mais especificamente em Norilsk, pode lembrar de uma passagem biblica e até pensar no apocalypse, isso porque o rio Daldykan vem enfrentando um estranho fenômeno que deixa suas águas vermelhas da noite para o dia.

O fenômeno foi notado pela população da cidade e relatado ao Ministério de Recursos Naturais e Ecologia da Rússia, o órgão oficializou o acontecimento na última quarta-feira, 07/09. Ainda não sabe-se o real motivo para que as águas do rio tomem a cor vermelha de um momento para o outro, mas especula-se que a culpada seja a empresa de mineração de níquel, Norilsk Nickel, onde a ruptura de um cano da companhia teria causado a contaminação da água, a Norilsk Nickel nega o ocorrido e as autoridades investigam para tentar chegar ao motivo da contaminação.

O governo promete que ao descobrir a fonte, punirá os responsáveis e encontrará maneiras de conter os danos ambientais. A cidade de Norilsk soma mais este a sua péssima relação com o meio ambiente, sendo considerada umas das dez cidades mais poluídas do mundo, com liberação em média de 4 milhões de cádmio, níquel, arsenio, cobre, selênio e zinco no ar e fonte de 1% das emissões de enxofre no planeta.