Porque o suor fede? - ContaPraEu?
Ciência

Porque o suor fede?

Mais um dia quente na semana e ao seu lado no Metro cheio, está um compatriota totalmente suado e um tanto quanto mal cheiroso. Diante desse cenário você já se perguntou, porque o suor fede?

Para responder essa pergunta, antes vamos explicar porque o nosso organismo transpira e como ocorre esse processo, isso deixará o entendimento mais amplo e completo. A transpiração nada mais é que o processo de resfriamento de seu organismo, da mesma forma que um carro tem o radiador para resfriar o motor, nosso organismo tem a pele e as glândulas sudoríparas para baixar nossa temperatura interna.

Agora um detalhe que talvez alguns não saibam é como o suor faz o resfriamento de nosso organismo. As glândulas sudoríparas, localizadas na camada interna da pele, chamada de derme, produzem e liberam o suor sobre a camada externa da pele e aqui está o grande “segredo”, depois que o suor começa a escorrer pela pele e começa a evaporar, as moléculas do suor carregam energia (calor) consigo, deixando seu organismo mais fresco. Por esse motivo que quando transpira e bate aquele vento, você sente aquele calafrio.

Mas porque o suor fede?

Fonte da imagem: Cursos e Ebooks

Tendo entendido esse processo e seu segredo, eis a grande questão, porque o suor fede? E a resposta é, não fede! O suor não possui qualquer odor, o mal cheiro é produzido pela decomposição e resíduos produzidos pelas bactérias presentes em nosso organismo.

O principal local para odores após transpiração são as axilas, essa região fica quente e úmida, ideal para a proliferação de bactérias, para piorar a situação nessa região temos as glândulas apócrinas que produzem um suor mais espesso e oleoso, rico em proteínas e lipídios, os quais as bactérias usam para alimentar-se.

E porque quando criança não tinha mal cheiro?

Fonte da imagem: paisqueeducam
Fonte da imagem: paisqueeducam

Realmente, quando criança não é costumeiro possuir odores nas axilas, isso ocorre porque as glândulas apócrinas começam a funcionar na puberdade, garantindo o alimento para nossas convidadas, as bactérias.

Outro ponto interessante é que com o tempo as apócrinas tem redução de sua função, o que significa assim como as crianças, os idosos tendem a não ter os fortes odores depois de uma transpiração.

E o suor frio?

Fonte da imagem: dicassobresaude
Fonte da imagem: dicassobresaude

Mas se o suor tem o principal objetivo de manter a temperatura de nosso organismo, porque em determinadas situações, como ao sentirmos medo, transpiramos, mesmo que em pleno inverno? O chamado suor frio na verdade é um aviso de nosso organismo que algo não está bem, ele pode ocorrer em dias de calor, frio e pode ser causado por estresse, infarto, dor de cabeça e assim por diante.