Porque a Terra gira em sentindo Anti Horário? - ContaPraEu?
Ciência

Porque a Terra gira em sentindo Anti Horário?

Você aprendeu sua vida toda que a terra gira em sentindo anti-horário, com uma rotação que dura 23 horas, 56 minutos e 04 segundos, mas você sabe porque a terra gira em sentindo anti-horário, ou simplesmente, do oeste para leste?

A resposta está há 5 bilhões de anos, com a grande nuvem de poeira e gases que formaram o sistema solar. As partículas colidiam umas com as outras e juntavam-se, crescendo e formando planetas, os planetas acabaram seguindo o fluxo do movimento e conservaram seu giro anti-horário.

Mas porque gira tanto?

Imagem/Reprodução: ImagensStop

Passados tantos anos do surgimento do sistema solar, porque os planetas continuam a girar? A resposta é simples, não existe nenhuma força ou resistência para parar essa rotação, desta forma ela perpetua-se.

Acredita-se que os corpos celestes tenham colidido com o passar dos séculos e ainda colidem, fazendo com que os planetas continuem em constante movimento giratório.

Do contra!

Reprodução/Imagem: Ultradownloads

Apesar de não ser apenas a terra que tenha seu movimento no sentindo anti-horário, não são todos os planetas que giram contra o relógio, Vênus e Urano giram em sentindo horário. Os astrônomos acreditam que o passado desses planetas tenham sido bem turbulento e recheado de colisões que acabaram por alterar seu sentindo de rotação.

O dia em que a Terra parou!

Reprodução/Imagem: Aia2009

Você já perguntou-se o que ocorreria se a terra parasse de girar? Bem, seria um dia fatídico para os seres vivos, pois a primeira coisa é que seriamos jogados para fora do planeta, devido a força que essa parada exerceria sobre nós, lembra da Primeira Lei de Newton?

Mas ser jogado do planeta, ainda não seria a pior parte, com o planeta parado em uma posição, teríamos um lado extremamente quente e outro entregue a escuridão, já que o Sol atingiria apenas uma parte do planeta. Tal situação formaria massas de ar quente de um lado e frio do outro, que ao chocarem-se causariam enormes tempestades.