Pombos sabem ler e contar - ContaPraEu?
Ciência

Pombos sabem ler e contar

Os pombos ficaram conhecidos nas grandes metrópoles como “ratos com asas”, isso porque ao meio de tanto lixo gerado pela sociedade, essas aves se proliferaram de forma descontrolada e passaram a ser portadoras de inúmeras doenças, no entanto, o pombo não é só esse que você olha desconfiado pelas ruas e nem estamos falando dos pombos correios, mas sim de uma pesquisa publicada por uma universidade na Alemanha e Nova Zelândia.

Os pesquisadores da Universidade de Otago (Nova Zelândia) e da Universidade de Ruhs (Alemanha) mostrou que os pombos são capazes de aprender palavras reais e não reais, processando visualmente cada um delas.

Para a pesquisa, quatro pombos foram treinados a bicar uma tela sensível ao toque sempre que fossem exibidas palavras na tela. Foram exibidas mais de 8000 palavras não reais e 58 palavras reais, para surpresa dos pesquisadores, o desempenho dos pombos fora similar ao de babuínos.

Afim de confirmar que as aves estavam reconhecendo as palavras, ao invés de memoriza-las, os pesquisadores introduziram ao meio da experiência, palavras que as aves nunca tinham visto e os pombos foram capazes de identificar as novas palavras.

A pesquisa foi publicada na revista científica PNAS – Proceedings Journal of the National Academy of Sciences e marca a capacidade de uma espécie não-primata com ortografia.

Uma pesquisa similar foi publicada por volta de 2011, também na Universidade de Otago, onde os pombos foram colocados sobre conceitos matemáticos, ensinados a contar até três e depois postos para organizar até nove itens de forma crescente, sem qualquer auxilio. Novamente as aves provaram que não eram apenas os primatas que tinham tais capacidades “intelectuais”.

Agora da próxima vez que pensar em um pombo, não lembre somente daquele que come sua pipoca no parque, não esqueça que também existem dessas aves a contar e identificar palavras!