Para que serve a curva do pé? - ContaPraEu?
Ciência

Para que serve a curva do pé?

Você já parou para se perguntar poque seu pé tem aquela curva, praticamente no meio? Pois saiba que isso é mais uma dos fatos sob medida de nosso organismo, a curva tem como objetivo distribuir o peso do corpo sobre nossos pés.

Ela surge até os 09 anos de idade, conforme caminhamos e a musculatura se desenvolve, a curva denominada de arco plantar, surge naturalmente, no entanto nem sempre isso ocorre e quando ocorre, nem sempre da maneira adequada, causando alguns problemas ortopédicos.

Pé chato

O pé chato é causado, quando o arco plantar não surge, este problema impede a absorção do impacto e distribuição do peso de seu corpo. Como consequência da falta absorção do impacto e má distribuição, dores musculares, artrite, joanete, fascite plantar, deformações na coluna e joelho voltado para dentro são sintomas que surgem.

É possível corrigir o problema do pé chato, quando ainda na infância é identificado que não haverá o surgimento do arco plantar, para isso a criança deve efetuar exercícios, fisioterapia e em alguns casos cirurgias que estimulem o surgimento do arco.

Pé cavo

O pé cavo surge quando o arco plantar ganha uma acentuação maior que a devida. Apesar da diferença, os problemas que podem ser causados pelo pé cavo, são os mesmos que o do pé chato. Isso ocorre porque quando o arco plantar tem maior acentuação, o impacto também não é devidamente absorvido e a distribuição do peso não é feita de forma adequada, ocasionando as deformidades.

Gostou da matéria? Tem alguma dúvida que gostaria de tirar? Um tema que gostaria de sugerir? Nos escreva, use os comentários e responderemos com prazer!

Não deixe de acompanhar nossas outras matérias, regularmente você encontra curiosidades, ciência, saúde, cinema, séries e os mais curiosos assuntos no ContaPraEu? Curta nossa fanpage no Facebook, para acompanhar nossas postagens com as últimas matérias, você também pode assinar nossa newsletter e receber as matérias diretamente em seu e-mail.