Como a formiga encontra o alimento? - ContaPraEu?
Ciência

Como a formiga encontra o alimento?

Em 2009 o Instituto Biológico de São Paulo, já apontava uma infestação de formiga em São Paulo, por causa da urbanização a formiga tornou-se uma praga e em alguns casos, um risco para a família (Determinadas espécies podem causar choques anafiláticos com sua mordida). Apesar dessa infestação, a formiga não pode ser extinta do mundo, pois ela é uma eficiente predadora de outras pragas e ajuda a aerar e adubar o solo, além de podar árvores e cultivar sementes.

Ao meio de todo esse cenário, você já se perguntou como aquele monte de formiga, encontrou seu pote de açúcar?

Em busca do alimento!

Não, elas não adivinharam, muito menos ficaram te observando durante todo o dia, para descobrir seu “esconderijo”. O que ocorre é que as formigas vão em busca de comida, um grupo de operárias é destinado a sair do formigueiro para desbravar o território em busca de comida, estas utilizam de sua capacidade em reconhecimento de moléculas, através das sensilas (Receptor olfativo da formiga) para encontrar o alimento. Quando encontrado, o pequeno grupo, retorna ao formigueiro para trazer um grupo maior, mas para guardarem o caminho, elas liberam feromônios por todo trajeto, formando uma trilha. Desta forma, o grupo maior que virá em seguida, já saberá o caminho de imediato, por este motivo que as formigas costumam seguir uma “fila indiana”.

O exterminador do futuro

Como você viu, não adianta mudar o nome do pote de açúcar para sal, as formigas não sabem ler e tal estratégia não funcionará. No entanto, existem algumas práticas que podem diminuir a incidência, caso não tenha dedetizado o local, cravo da índia, folha de louro e tangerina nos armários e locais onde guarda os alimentos, tendem a afastar as formigas, que possuem excelente olfato, mas a troca deve ocorrer a cada duas semanas.

Outra opção é fazer uma mistura de detergente de louça e água, partes iguais, colocar em uma seringa e injetar nos furos que localizar a entrada de formigas. Outra opção é comprar as iscas em mercado, a formiga leva para o formigueiro pensando que é alimento e elimina toda a colônia. No entanto, é necessário observar se elas estão levando a isca para o formigueiro, algumas marcas não são tão eficientes e a formiga identifica como veneno, nesse caso ela não levará para a colônia e alertará as demais.

Agora algo interessante de observar é que inseticida líquido ou aerossol que promete ser eficaz contra formigas, piora a situação. Vamos explicar porque, a colônia possui mais de uma rainha e uma quantidade enorme de operárias (as que você vê pela casa, representam uma pequena quantidade da colônia) quando você aplica o inseticida, elas assustam-se e fazem uma mudança, dessa vez dividindo a colônia em até quatro colônias.